
J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

1 

  

 
 

 

 
 

JONAS GONÇALVES 

 
PROJETO EXPERIMENTAL 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO DE JORNALISMO 
Apresentação + Primeira parte (conteúdo para pré-qualificação) 

4º JO D – 2005 
Orientador: Professor Celso Dario Unzelte 
Website: http://jogodecarta.blogspot.com 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

2 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Capa: Raymundo Faoro (diretor-presidente), Armando Salem (diretor comercial) e Mino 
Carta (editor-chefe), em uma das reuniões que precederam o lançamento do Jornal da 
República – agosto de 1979 (foto: Prensa Três). 
 
Reprodução da edição número 1 do Jornal da República. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

3 

  
 

 
 
 
JONAS GONÇALVES 
 
 

Em agosto de 1984, o regime militar no Brasil vivia os seus últimos momentos. 

Mesmo assim, nem a campanha pelas eleições diretas para a Presidência da República 

conseguiu impedir a reprovação da Emenda Dante de Oliveira, que restabeleceria a escolha 

do presidente pelo voto popular após 24 anos. Em janeiro de 1985, a escolha do primeiro 

presidente civil após 21 anos de poderio militar seria feita no Congresso Nacional, por 

meio do Colégio Eleitoral. Formou-se a Aliança Democrática, que lançou Tancredo Neves 

(PMDB) como candidato da oposição. Contra ela, o situacionista PDS (parte da antiga 

Aliança Renovadora Nacional – ARENA) representado por Paulo Maluf. 

O embate eleitoral se tornou objeto de discussão em toda a sociedade brasileira. 

Mesmo sem a participação popular, o pleito possuía uma importância histórica. Atento ao 

fato, Roberto Gusmão, secretário de Governo do então governador de São Paulo, André 

Franco Montoro, idealizou um programa de televisão para confrontar partidários de 

Tancredo e de Maluf. Gusmão conseguiu o respaldo da TV Record, na época ainda 

controlada pela família Machado de Carvalho. O jornalista Mino Carta foi convidado para 

ser o “jogador” (ou âncora) do Jogo de Carta, que foi ao ar semanalmente às segundas-feiras 

à noite, por volta das 23 horas. 

Carta aceitou mais um desafio em sua carreira na televisão. Sofrera censura e fora 

tirado do ar em dois outros programas: um na TV Tupi, em 1976 (Cartas na Mesa), e outro 

na TV Bandeirantes, em 1981 (Cartão Vermelho).  

O início foi animador. Personagens importantes daquele momento histórico foram 

entrevistados, como Antonio Carlos Magalhães (PDS), que se tornou aliado de Tancredo 

após romper com Paulo Maluf. 

Tancredo Neves acabou sendo eleito, mas não tomou posse. Na noite de 14 de 

março de 1985, véspera da cerimônia de entrega da faixa presidencial, foi internado com 

suspeita de diverticulite. Sofreu sete cirurgias e agonizou durante cerca de quarenta dias. 

Não resistiu e faleceu em 21 de abril. Quem assumiu foi o vice, José Sarney. O Jogo 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

4 

continuou a ser jogado. Sem deixar de respeitar a verdade factual, o programa exercia o 

espírito crítico na fiscalização do poder, como consta na cartilha de Mino Carta.  

O governo Sarney não representou a mudança com a qual muitos sonharam no 

tempo da ditadura. As pressões governistas aumentavam a cada dia para que o carteado das 

noites de segunda fosse suspenso. O Ministério das Comunicações, comandado por 

Antonio Carlos Magalhães, ameaçou a Record, que se rendeu. O programa foi encerrado 

sem aviso prévio a Mino Carta, em abril de 1987. 

 O Jogo acabou na televisão, mas continua no jornalismo impresso. Dezoito anos 

depois, Mino Carta é o diretor de redação da revista semanal de informação CartaCapital. 

Uma publicação bem estruturada e de prestígio. Completamente diferente de outra criação 

do jogador, que é o tema desta obra (o Jogo do título é mais uma remissão ligada à sua 

trajetória).  

Em 1979, Carta comandava a redação da revista IstoÉ, que estava em ascensão. A 

publicação atingira um expressivo índice de vendagem em bancas e suas reportagens, 

principalmente sobre as greves dos metalúrgicos do ABC, tinham repercussão. Mino queria 

complementar a força da semanal com um jornal diário. Projetou para o periódico uma 

equipe de ponta e uma estrutura sustentada por um grande aporte financeiro, a exemplo de 

um diário italiano que havia chamado sua atenção em 1976: o La Repubblica. Tanto 

despertou o interesse do jogador que este se propôs a fazer mais uma aposta em sua longa 

carreira: faria, no Brasil, A República. 

 Entretanto, problemas começaram a aparecer. O nome A República já estava 

registrado. A opção por Jornal da República foi feita em caráter emergencial, já que a decisão 

sobre o nome foi tomada poucos dias antes de o jornal ser lançado, no dia 27 de agosto de 

1979. 

 Este é o início de uma história breve, conturbada e marcante para todos que dela 

participaram, como protagonistas ou não. Jogo de Carta - Os Bastidores do Jornal da 

República não pretende ser o relato definitivo sobre a história desse jornal, mas tenta 

trazer de volta, desde as origens, os momentos que o tornaram um “fracasso esculpido por 

Michelangelo”, como definiu Mino Carta, seu criador. 

 Este livro-reportagem começou a surgir no dia 10 de agosto de 2004, quando tive o 

primeiro contato com alguns exemplares do Jornal da República, no arquivo da Editora Três. 

Até então, tinha apenas ouvido falar do jornal e feito várias pesquisas sobre a trajetória de 

Mino Carta. Tido como o único insucesso dele no jornalismo, o JR chamou-me a atenção 

pelo grande número de jornalistas consagrados que trabalharam nele: Cláudio Abramo, 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

5 

Clóvis Rossi, Ricardo Kotscho, Paulo Markun, Nirlando Beirão e Aloysio Biondi são 

alguns deles.  

Folheando as velhas edições amareladas, não pude deixar de constatar alguns dos 

motivos que o levariam ao fechamento, no dia 22 de janeiro de 1980: péssima impressão e 

um papel muito ruim. O produto jornalístico, assim como qualquer outro, tem na aparência 

um dos principais pré-requisitos para atrair a atenção de leitores. Se não atende a essa 

imposição do mercado, estará condenado ao esquecimento nas bancas. 

 Ao conversar com alguns dos envolvidos na curta existência da publicação, 

constatei que a maioria sente saudade não só do jornal, mas daquela época como um todo. 

Fatos noticiados pelo República como a volta dos exilados pelo regime militar, as greves, a 

reforma partidária que extinguiu o bipartidarismo ARENA-MDB, o início tumultuado dos 

governos João Baptista Figueiredo no plano nacional e Paulo Maluf no estadual, em São 

Paulo, são marcos históricos. 

 Não vivi aquele tempo. Talvez esse tenha sido o principal fator que me levou a 

tentar recuperar o período. O jornalismo brasileiro tem uma história rica, cheia de 

personagens multifacetadas e publicações que merecem ter uma retrospectiva detalhada de 

sua atuação e da sua importância. 

 Alguns consideram o Jornal da República um veículo menor, de pouca expressão, já 

que durou apenas cinco meses. De fato, o jornal pecou pela precipitação: não deveria ter 

sido lançado sem um grande capital para suportar os primeiros tempos de existência. Em 

um jornal, os prejuízos se acumulam diariamente caso a vendagem em banca e o lucro com 

anunciantes não sejam suficientes para cobrir o custo de produção. Além disso, é 

necessário um competente esquema de distribuição e marketing para atrair assinantes e 

anúncios para os classificados.  

Uma outra razão para o República ter tido um fim prematuro foi a tentativa de fazer 

um veículo para competir com os maiores jornais contando com uma estrutura da 

imprensa nanica. Como afirma Vera Lúcia Rodrigues no livro Dependência ou Morte – A 

questão da independência na imprensa: o caso República, o qual utiliza o Jornal da República como 

objeto de estudo, “é impossível escapar da dependência econômica e política em relação a 

algum grupo ou instituição. Um veículo sempre está atrelado a interesses, não só no 

sistema capitalista, mas em qualquer outro”. 

No Projeto Experimental da Faculdade Cásper Líbero Românticos e Otimistas – A 

aventura do Jornal da República, escrito em 2000, Candice Quinelato Baptista, Fernanda 

Helena Costa Kanawati e Viviane Akemi Uemura analisam o JR sob uma perspectiva 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

6 

editorial. O jornal não pertencia à grande imprensa, mas também estava fora da chamada 

“imprensa alternativa”. Dessa forma, pode-se concluir que o Jornal da República tentou 

ocupar um espaço inexistente no jornalismo brasileiro: uma publicação dirigida a um 

público mais selecionado, pela excelência de seu conteúdo, sem ser sustentado por um 

grande grupo. Daí o fato de os jornalistas que ali trabalharam terem sido chamados de 

“românticos”, “otimistas” e, por que não dizer, “sonhadores” e “aventureiros”. O próprio 

nome do jornal tinha uma dupla conotação: sinalizava os novos tempos que surgiam para a 

sociedade brasileira, com a volta da democracia (época que viria a ser conhecida como 

“Nova República”), e simbolizava o ideal juvenil de liberdade, uma república de estudantes. 

Mas o jornal não foi apenas resultado do ímpeto de um grupo de jornalistas cheios 

de ideais democráticos. Inicialmente, foi um empreendimento conjunto de Mino Carta e 

Domingo Alzugaray, que era o dono da Editora Três. Eles formaram a Encontro Editorial 

para publicar a revista IstoÉ. Sempre tiveram a intenção de criar outras publicações, mas as 

dificuldades financeiras os levaram a adiar os planos. Quando finalmente puderam abrir o 

tão sonhado jornal, perceberam que não iriam durar muito. Alzugaray saiu, Mino ficou com 

a metade da Encontro Editorial e dividiu os outros 50% com outros jornalistas que 

quisessem ajudar. Era o sistema de cooperativa que surgiria no longo prazo. Em jornais 

europeus, como o francês Liberátion, isso é comum até hoje. Mas, no Brasil, era algo de 

difícil realização. 

Neste livro, serão contadas as origens de Mino Carta, o processo que levou à 

criação do Jornal da República, sua cobertura jornalística, seus profissionais, histórias que 

ainda não foram contadas, as tentativas de salvamento do jornal, o seu fim e o que 

aconteceu posteriormente. 

 Vire a página e bienvenuto a il Giornale de la Repubblica. 
 
 

 
JONAS GONÇALVES 

 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

7 

Parte 1 

 

 
 
 
 

                                                                                                                                                                                                                                                        ARQUIVO – SENADO FEDERAL 

 
Armando Falcão, Francelino Pereira, Petrônio Portella e José Bonifácio, políticos do regime militar, em 1975:  

a censura, representada por Falcão, o ministro da Justiça, vetava o trabalho jornalístico crítico. 
E Mino Carta era um dos principais alvos. 

 
 
 

 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

8 

 

 

“Se eu fosse você, me dedicaria à pintura”. 

(Armando Falcão, ministro da Justiça do governo Geisel, sugerindo a Mino Carta que se afastasse 

do jornalismo após sua saída de Veja). 

 

- Acabou. 

Em fevereiro de 1976, Mino Carta encerrou com apenas uma palavra a sua 

conturbada passagem pela Editora Abril. Oito anos antes, ajudara a criar ali a revista 

semanal de maior vendagem e prestígio até hoje no País: Veja.  

No início a revista era apenas um sonho. No dia 11 de setembro de 1968, três 

meses antes do Ato Institucional Nº 5 ser decretado, a primeira edição daquela que 

pretendia ser a Time brasileira trazia na capa a foice e o martelo sobrepostos em fundo 

vermelho, o símbolo do comunismo, tão temido e combatido pelos militares brasileiros. O 

tom de provocação era claro, o que fez a revista sofrer uma forte censura desde o início. 

Sucessivas edições eram apreendidas das bancas, impedindo que a revista tivesse uma 

vendagem suficiente para se manter. Durante seis anos, o dono do grupo Abril, Victor 

Civita, quis fechá-la. Roberto, um de seus filhos, apoiou a publicação até a recuperação 

dela, a partir de 1974, com o início da política de distensão “lenta, gradual e segura” do 

governo Ernesto Geisel. 

A abertura seria realmente lenta. Em 1975, o jornalista Vladimir Herzog, diretor de 

jornalismo da TV Cultura, foi morto nas dependências do Destacamento de Operações de 

Informações – Centro de Operações de Defesa Interna (DOI-CODI), em São Paulo. 

Mesmo que os militares não assumissem publicamente, ainda havia repressão, tortura e 

mortes. 

Mino e outros jornalistas constataram a dura realidade. Carta foi um dos que mais 

sentiram a morte de Herzog. Constatou que era necessário derrubar aquele regime 

autoritário que se arrastava por mais de dez anos. Apesar de nunca ter sido preso, ele foi 

vítima de uma perseguição sistemática por parte dos oficiais e dos civis da chamada “linha-

dura” por conta do tom de crítica presente em Veja. Como diretor de redação, Mino era 

tido como um subversivo que influenciava o noticiário da revista. 

O maior inimigo de Carta era o ministro da Justiça, Armando Falcão. Autor da Lei 

Falcão, que restringia a propaganda política à exibição da foto e do currículo dos 

candidatos na televisão (permaneceu em vigor de 1976 a 1985), o ministro pressionava 

Victor e Roberto Civita a demitirem Mino Carta. O objetivo era neutralizar os ataques 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

9 

desferidos por Veja, que eram feitos mesmo com um censor dentro da redação. Em troca, 

o grupo Abril receberia um empréstimo de 50 milhões de dólares da Caixa Econômica 

Federal – pleiteado visando ao pagamento de dívidas contraídas no exterior e a uma 

expansão das atividades do conglomerado, que possuía de veículos jornalísticos a 

frigoríficos. Além disso, Falcão prometeu o fim da censura em Veja. 

Quando descobriu o trato entre seus patrões e o governo, Mino colocou seu cargo 

à disposição. Os Civita queriam sua permanência, mas desejavam também que as críticas ao 

regime feitas pela revista fossem reduzidas. Além de um censor que vetava a maioria das 

matérias políticas e investigativas, ainda havia a pressão dos próprios donos da publicação. 

Sem saída, Carta pede demissão. 
www.ecco.com.br 

 

Resignado, Mino Carta foi a Brasília tentar um acordo de paz com o ministro da 

Justiça. Armando Falcão o recebeu com frieza em seu gabinete. Olhando para Mino, não 

hesitou em tentar empurrá-lo de vez para fora do jornalismo: 

 - Se eu fosse você, me dedicaria à pintura. 

 Não fosse tal sugestão e Carta, que adotou a pintura como um de seus ofícios, 

realmente teria desistido da carreira que iniciara 25 anos antes, na redação de O Estado de 

S.Paulo. 

 

 

 

Mino, batizado Demetrio Carta ao nascer na cidade italiana de Gênova em 3 de 

setembro de 1933, migrou para o Brasil em 1946 com os pais, Giannino e Clara, e o irmão 

Luis, a convite de Ciccillo Matarazzo. Aprendeu a ser jornalista com o pai, que foi trabalhar 

no jornal O Estado de S.Paulo. 

Mino Carta (à esquerda) e o 

presidente da Associação 

Brasileira de Imprensa 

(ABI), Prudente de Moraes, 

em visita à redação de Veja, 

sob censura, em 1975. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

10 

 
 
www.ecco.com.br 

  
 
 
 
www.ecco.com.br 

 
 
 
 
www.ecco.com.br 

 
 
 
 
www.ecco.com.br 

 
 

 

 

Seção internacional de O Estado de S.Paulo em 
1951: Ruy Mesquita (sentado), Cláudio 
Abramo (atrás), Giannino Carta (primeiro 
plano à direita) e Paulo Mendonça (atrás). 

 
Mino e seu irmão, Luis, em 1960. 

Mino Carta no primeiro plano 
à esquerda. Reunião de pauta 
em Veja (1972). 

A primeira equipe de Veja, com Mino 
Carta ao centro, em setembro de 1968. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

11 

Em 1948, Giannino apresentou ao filho aquele que seria o mestre e ao mesmo 

tempo um amigo fraterno: Cláudio Abramo. Dez anos mais velho e esbanjando 

desenvoltura no exercício do jornalismo, Abramo impressionava Mino. Tanto que Carta 

aprendeu com ele os três mandamentos que formaram a sua filosofia de trabalho: apego à 

verdade factual, espírito crítico e fiscalização do poder. 

O início na carreira teve um marco: a Copa do Mundo de 1950, realizada no Brasil. 

Convidado pelo jornal Il Messaggero, de Roma, para cobrir o campeonato mundial de 

futebol, Giannino Carta, que não gostava do esporte, passou a tarefa para o filho de apenas 

16 anos. 

Começava o jogo. 

 

 

 

Os ensinamentos de Giannino Carta e Cláudio Abramo foram fundamentais para 

que Mino iniciasse o próprio caminho no jornalismo. No final de 1956, foi convidado para 

trabalhar em um jornal de Turim, na Itália, o La Gazzetta del Popolo. Saiu do Brasil casado 

com Daisy e lá ficou até março de 1958. A paixão pela pintura o fez realizar uma exposição 

de seus quadros em Milão. Mas, ao contrário do que um dia viria a sugerir o ministro 

Armando Falcão, o jornalismo continuaria sendo seu principal ofício. Em junho de 1958 

mudou-se para Roma para trabalhar no Il Messaggero. Ao mesmo tempo, mandava textos e 

ilustrações para os brasileiros Diário de Notícias e Mundo Ilustrado.  

O irmão Luis, que ficou no Brasil, era diretor editorial da Editora Abril, fundada em 

1950 pelo italiano Victor Civita. Seguiu os passos do irmão mais velho, Cesar, que já havia 

criado a Editorial Abril na Argentina, em 1945. Em 1958, a Editora Abril publicava uma 

série de revistas infantis da Disney e Manequim, voltada para o público feminino. Porém, 

Victor Civita tinha idéias mais audaciosas. Uma delas era lançar a revista italiana Quattro 

Ruote, dedicada a automóveis, no Brasil. Conversou com Luis Carta em meados de 1959. 

Mino foi indicado pelo irmão para ser o diretor de redação. 

Curioso, Civita viajou até Roma, ligou para Mino e o convidou para almoçar. 

Conversaram sobre a versão brasileira de Quattro Ruote. 

– Não sei dirigir carros e não pretendo fazê-lo. – disse, surpreso, Mino, que até hoje 

não tem carteira de motorista. – Fico feliz com o convite, mas não posso aceitá-lo: eu não 

sei dirigir e nem diferencio um Volkswagen de um Mercedes. Ficaria ridículo. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

12 

– Isso é besteira – retrucou Civita – Vai lá e, se der tudo certo, vamos lançar em 

1961 uma revista que vai se chamar Veja. Será uma concorrente da Manchete.  

Mino concordou em pensar sobre o assunto. Conversou com a esposa, que 

sonhava voltar para o Brasil. Teria uma melhor situação, ganhando um bom salário. Voltou 

em março de 1960. A partir dali, começaria a surgir um criador e diretor de publicações.  

A idéia de Veja, “uma revista mais para ver do que para ler”, nas palavras de Victor 

Civita, acabou sendo engavetada. Ela só seria retomada em 1968, mas em outras bases. 

Civita achou melhor seguir apenas com o plano da revista dedicada aos automóveis. 

Quatro Rodas só foi lançada em agosto. Desde o primeiro número, a primogênita de 

Mino Carta no jornalismo fez sucesso. Ele dirigiu a revista até 1965. Outro convite, desta 

vez do grupo Estado, o atraiu. Em O Estado de S.Paulo, criou um caderno para os esportes, 

que ainda não possuíam um espaço próprio. Mas Júlio de Mesquita Filho, o proprietário, 

tinha uma missão muito maior para o jornalista: ele teria a responsabilidade de elaborar um 

novo diário. Vespertino. 

Ao lado de Murilo Felisberto, Mino Carta iniciou o processo de formação do Jornal 

da Tarde. Vários ensaios foram realizados até que os jornalistas se tornassem repórteres e 

editores capazes de atender à proposta. No dia 1º de janeiro de 1966, o jornal entrou em 

circulação. 

Sucesso absoluto. 

Imediatamente, o Jornal da Tarde se destacou como um veículo inovador. Utilizava 

grandes fotos nas primeiras páginas (chamadas de capas-pôsteres). Além de um projeto 

gráfico considerado vanguardista, o JT fazia uma cobertura mais aprofundada do que as de 

outros jornais. 

Mas o momento político era turbulento. O Brasil vivia os anos de chumbo. O Jornal 

da Tarde, assim como outros veículos, teve a sua liberdade cerceada pela Censura Federal. 

Em 1968, as tensões sociais explodiram em várias partes do mundo. Os confrontos entre 

estudantes e policiais nas ruas da capital francesa, Paris, representam o símbolo maior dessa 

luta por uma sociedade mais justa e igualitária. Mas, tanto lá como cá, a repressão foi 

violenta. As vozes foram caladas, mas não silenciaram por completo. Ainda havia 

resistência. 

Mino Carta foi um dos que não quiseram se render. Naquele marcante ano de 1968, 

voltou para a Abril e mais uma vez materializou uma idéia. Roberto Civita queria fazer 

Time, a revista semanal mais famosa e influente do mundo, no Brasil. Assim surgiu Veja e 

todos os problemas que ela acarretou. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

13 

Entre 1968 e 1974, tanto Victor Civita como seu filho mais novo, Richard (que 

administrava a gráfica da Abril), quiseram fechar Veja. Roberto foi o único que votou 

contra. Tinha a solução: eliminar o tom crítico da cobertura para que a revista não sofresse 

censura. Para isso, teria de convencer Mino Carta a aderir ao plano. 

Não conseguiu. 

As divergências entre Mino e os Civita se tornaram mais evidentes. Após meses de 

tensão e discussões, o jornalista pediu demissão. 

Pela primeira vez, o criador e diretor de publicações estava desempregado. 

 Mas não por muito tempo. 

 

 

 

Após o governo do general Emílio Garrastazu Medici (1969-1974), representante 

da linha-dura dos militares, a outra facção, apelidada de Sorbonne devido à condição de 

intelectual de seus representantes, lançou como sucessor o general Ernesto Geisel. Ao lado 

dele, aquele que seria conhecido como a eminência parda do presidente: Golbery do Couto 

e Silva. Como ministro-chefe da Casa Civil, o general Golbery era o principal articulador do 

governo. E também a melhor fonte para os jornalistas que cobriam política. Não à toa, 

Mino Carta se aproximou do general. 

A proximidade foi tanta que muitos acreditavam em privilégios concedidos a Carta. 

Nada confirma essa tese, já que Mino chegou a ser interrogado várias vezes pelo 

Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) em São Paulo e foi sistematicamente 

perseguido pelo ministro da Justiça, Armando Falcão. Sofreu censura em Veja e em outros 

momentos da carreira. Mas a acusação de ser um protegido do poderoso ministro 

perduraria por alguns anos. 

A maior controvérsia é referente a um projeto de Mino Carta que em 1974 se 

encontrava em fase embrionária. A intenção dele era ter uma publicação própria. Uma 

revista semanal ou um jornal diário. Nos dois casos, seria um veículo de análise, com uma 

cobertura amplamente opinativa. Mino começou a discutir a idéia com pessoas próximas 

(dentre elas Golbery e o ministro da Fazenda no governo Medici, Delfim Netto). 

Politicamente, o interesse de Golbery e Delfim era ter uma contraposição aos grandes 

veículos de São Paulo: a própria Veja no segmento de revistas semanais e Estadão e Folha 

entre os jornais diários. Os dois aprovaram o projeto, fosse o jornal ou a revista. Em uma 

das conversas, Golbery perguntou: 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

14 

– Escuta, mas quanto custaria fazer um jornal desse? 

Mino não tinha idéia de uma cifra exata. Arriscou: 

– Não sei. Acho que uns cem milhões. 

– Mas não é tanto assim – discordou o general. – Vamos precisar de jornal, pois 

este país vai abrir. 

Desde o início do governo Geisel, iniciou-se o processo de distensão “lenta, gradual 

e segura”, comandado pelo próprio regime. O poder retornaria aos civis a longo prazo e a 

censura seria suspensa. 

Contudo, nenhum privilégio foi concedido a Mino Carta. Logo depois que saiu de 

Veja, sua maior fonte de recursos eram os 150 mil cruzeiros provenientes do Fundo de 

Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). 

Foi nessa situação que o amigo fraterno ressurgiu: Cláudio Abramo havia se 

tornado o diretor de redação da Folha de S.Paulo. Começara como chefe de produção em 

1965. Foi secretário de redação entre 1967 e 1972, quando se tornou diretor de redação. 

Acabou afastado por pressões da Censura Federal e da própria redação, que não suportava 

o estilo intempestivo do chefe. Só voltaria em 1975, depois de sair da cadeia. Foi preso pelo 

DOI-CODI por subversão junto com a esposa, Radhá. Em 1976, reassumiu a direção geral 

e transformou um jornal cambaleante em uma publicação respeitada, principalmente pelo 

debate de opiniões de várias correntes ideológicas nas páginas 2 e 3. As mudanças feitas 

por Abramo iniciaram o que só viria a ser nomeado em 1984: o Projeto Folha. 

Anteriormente, nas décadas de 1950 e 1960, havia feito uma profunda reforma em O Estado 

de S.Paulo: profissionalizou a redação, coordenou grandes coberturas, melhorou a 

diagramação e fez o jornal dar mais ênfase para as questões nacionais. Por ter sido 

responsável pelas duas grandes reformulações do jornalismo diário paulistano, Cláudio 

Abramo foi definido por Mino Carta como “um maestro de orquestras jornalísticas”. 

 E foi o “maestro” que convidou Mino para ser articulista, ou mais um dos 

“músicos”. No fechamento de algumas edições, se reuniram para trabalhar juntos como 

nos tempos do Estadão. Só que Mino queria mais. 

A fim de descansar e refletir, resolveu tirar férias na Itália em março de 1976. Em 

Roma, a capital, se tornou leitor assíduo das páginas do diário La Repubblica, editadas por 

Eugenio Scalfari, também fundador. Em 1974, com o financiamento de Carlo De Benedetti 

(dono da fábrica de máquinas de escrever Olivetti), o La Repubblica, um jornal feito por 

socialistas democráticos, foi lançado. Rapidamente, se tornou um rival do centenário 

Corriere della Sera em vendagem, circulação e renome. 
 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

15 

REPRODUÇÃO 

 
O logotipo do La Repubblica; abaixo do nome, a referência ao fundador, Eugenio Scalfari. 

 

 Mino retornou ao Brasil confiante e decidido a fazer uma publicação própria, 

mesmo que não tivesse o apoio de uma grande empresa. Procurou ajuda. Encontrou-a no 

irmão Luis e em um argentino de olhos azuis, ex-ator de telenovelas, que havia se tornado 

um empresário do ramo editorial. Era Domingo Alzugaray. 

 

 

  

Luis Carta e Fabrizio Fasano eram amigos próximos desde a infância. Carta, três 

anos mais novo que o irmão, Mino, possuía um estilo refinado, assim como o amigo. 

 No início da década de 1970, Carta trabalhava como diretor editorial na Abril, 

enquanto Fasano era dono da rede de restaurantes que levava o seu sobrenome e da marca 

de uísque Old Eight, líder de vendas no País. A afinidade entre ambos era tanta que 

desejavam construir um empreendimento em parceria. Mas precisavam de alguém com a 

visão necessária para que o sonho se realizasse.  

Acabaram encontrando o que procuravam em um colega de Carta na Abril. O 

argentino naturalizado brasileiro Domingo Alzugaray uniu-se aos amigos para criar a 

Editora Três em fevereiro de 1972. Assim como os dois sócios, queria ter um negócio 

próprio.  

A esposa de Alzugaray, Cátia, também foi incluída no empreendimento. Os dois 

chegaram ao Brasil em 1957, no Rio de Janeiro. Começaram a trabalhar na Abril na seção 

de fotonovelas, o mesmo que faziam na Argentina, na Editorial Abril. A partir de 1962, se 

estabeleceram em São Paulo. 

Após quinze anos dedicados a Abril, Domingo e Cátia Alzugaray começariam a 

desafiar o império dos Civita. O início da Editora Três foi marcado pela coleção de 

fascículos culinários Menu, lançada no dia 10 de abril de 1972. 
 
 
 
 
 
 
 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

16 

Prensa Três 

  

 

 Após sair de Veja e ir para a Folha, Mino conversou com Luis, que o chamou para 

ajudá-lo na Três. A editora já fazia sucesso com as revistas Status, dedicada ao público 

masculino, e Planeta, que abordava o esoterismo. O acerto foi feito em abril de 1976. Mino 

deixou a Folha e se despediu de Cláudio Abramo mais uma vez. No entanto, fizeram a 

promessa de retomar a parceria em outro momento. 

 

 

  

A maior parte dos recursos da Editora Três era de Fabrizio Fasano. E, justamente 

quando Mino Carta entrou, o restauranteur saiu. Decidiu se dedicar apenas aos próprios 

negócios. Luis e Alzugaray seriam os sócios que criariam junto com Mino uma 

concorrência para Veja, uma revista inspirada inicialmente na norte-americana Esquire, 

dirigida a um público masculino sofisticado. Nasceu IstoÉ. 

 
REPRODUÇÃO 

  
 

 

Enquanto era desenvolvida a idéia de Mino para a concepção de uma mensal de 

informação com ênfase na política, Luis Carta desejava ter a própria editora. Discordava de 

Alzugaray sobre os rumos da Três. Enquanto Carta queria publicações de público mais 

restrito, como Vogue, Alzugaray desejava produtos de maior apelo popular.   

Luis Carta (sentado), Alzugaray (em 
pé) e o diretor de arte Aníbal dos 
Santos Monteiro definem os 
primeiros passos da Editora Três. 

As marcas da Editora 
Três e da revista IstoÉ. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

17 

Os três criaram uma nova empresa, a Encontro Editorial. Ela publicaria IstoÉ. Cada 

um investiu 150 mil cruzeiros. Mino utilizou o dinheiro do FGTS, que havia guardado.  

Luis não quis permanecer por muito tempo. Logo passou a sua parte para o irmão e 

fundou a Carta Editorial. Ficou com os direitos de publicação de Vogue. 

 Sem dois de seus três fundadores, a editora perdeu a razão de seu nome. Porém, 

ganhou um novo rumo. Mino ficou com metade da Encontro. Tornara-se um dos donos 

da publicação em que trabalhava. Entretanto, fez questão de não se portar como um 

patrão. Continuou sendo o que sempre fora: um criador e diretor de publicações. 

 Só havia uma diferença: como investidor que arriscava os próprios recursos para 

fazer um jornalismo fora dos grandes grupos, se tornara um jogador. Tão compulsivo que 

foi convidado pela TV Tupi para apresentar um programa de entrevistas chamado Cartas na 

Mesa. A ironia era dupla: além da referência à postura de jogador no exercício do 

jornalismo, o sobrenome de Mino inspirava o nome do programa. Entretanto, a jogatina 

foi rapidamente tirada do ar. Mais uma vez, Armando Falcão aparecia para tentar 

neutralizar Mino. 

 O ministro constatou que ele não se dedicaria apenas à pintura. 

 

 

  

Quatro Rodas não demorou muito tempo para se tornar um sucesso. O Jornal da 

Tarde também não. Já Veja sofreu durante seis anos com o flagelo do prejuízo. No sucesso 

ou no fracasso, Mino sempre teve, como diretor de redação, uma grande empresa que 

bancasse o veículo que dirigia. Nos casos citados, a Abril em Quatro Rodas e Veja, e o grupo 

Estado no Jornal da Tarde. 

 A partir de outubro de 1976, com IstoÉ, a história seria diferente. A começar pela 

infra-estrutura. Em vez de enormes prédios com grandes redações, um apartamento em um 

prédio comercial na Avenida Paulista. Era um cubículo com ante-sala, uma mesa e um 

banheiro. Cinco pessoas se estabeleceram ali: além de Mino Carta, três amigos que saíram 

de Veja em solidariedade a ele: Armando Salem, Tão Gomes Pinto e Fernando Sandoval. 

Completando o staff de IstoÉ, a secretária Zezé, também ex-Veja. 

 Entre maio de 1976 e fevereiro de 1977, quando se tornou semanal, IstoÉ passou 

por dificuldades financeiras. Teve um prejuízo de 12 milhões de cruzeiros. Mas agregou 

vários colaboradores de renome: Raymundo Faoro, Francisco Weffort, Carlos Guilherme 

Mota, Celso Lafer e Paulo Sérgio Pinheiro eram alguns deles. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

18 

Em outubro de 1977, Mino Carta e Cláudio Abramo conversaram: 

- Venha para a IstoÉ. Em breve, lançaremos também um jornal que iremos dirigir 

juntos. Já pensei em tudo. Você, o Raymundo Faoro e eu seremos os editorialistas que 

escreverão artigos na primeira página – disse Mino, esboçando o que seria o A República. 

Era a vez de Mino ajudar o amigo. Abramo aceitou a proposta e foi trabalhar na 

revista como editorialista. Havia saído da Folha de S.Paulo após a crise envolvendo o general 

Sylvio Frota, o chefe do Gabinete Militar da Presidência da República, general Hugo 

Abreu, e o cronista Lourenço Diaféria. Frota, representante da linha-dura entre os 

militares, ameaçou fechar o jornal após a publicação de uma crônica de Diaféria que 

ridicularizava o general Duque de Caxias, patrono do Exército. Hugo Abreu avisou o dono 

do jornal, Octávio Frias de Oliveira, de que a circulação da Folha seria suspensa por trinta 

dias, renováveis por quantos fossem necessários, até que o jornal demitisse Diaféria e 

também o diretor de redação, Cláudio Abramo, considerado o principal responsável pelo 

conteúdo da publicação. Sem saída, Frias substituiu Abramo por Boris Casoy na chefia de 

redação. 

 No dia 8 de junho de 1978, a censura prévia aos veículos jornalísticos foi 

oficialmente suspensa. Mais solta, IstoÉ cresceu. E atraiu Sílvio Lancellotti, Nirlando Beirão 

e outros profissionais que fizeram a equipe aumentar em tamanho e qualidade. Dessa 

forma, a sala na Avenida Paulista ficou apenas na lembrança. Dali por diante, um casarão 

na Rua Padre João Manoel seria a sede da equipe. 

A revista ganhou prestígio entre universitários, intelectuais e alguns setores da classe 

média. A vendagem em banca e o número de assinantes aumentaram. No primeiro 

trimestre de 1979 o balanço apontava: finalmente, IstoÉ ficava no azul. 

O entusiasmo de Mino fez com que a vontade de jogar voltasse com toda a força. 

Em uma reunião geral na redação, no mês de abril de 1979, Carta anunciou solenemente: 

– Vamos fazer o nosso jornal. 

O apoio foi geral e irrestrito. 

Faltava apenas convencer o capitalista de mais essa empreitada. 

– Vou falar com o Domingo. Ele vai topar. 

As cartas foram colocadas em uma mesa da churrascaria Rodeio, dias depois. 

 

 

 

 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

19 

 

  

A churrascaria Rodeio, um amplo restaurante localizado no número 1498 da Rua 

Haddock Lobo, no bairro Cerqueira César, em São Paulo, recebeu Mino Carta e Domingo 

Alzugaray para um almoço especial em abril de 1979. Foi ali que nasceu o Jornal da 

República. 

 Ou melhor: A República. 

 - Domingo, eu tive essa idéia há muitos anos. Já conversamos sobre isso. Acho que, 

com esse lucro da IstoÉ, poderemos montar uma boa estrutura e contratar jornalistas de 

primeiro time. – afirmou Mino, confiante. 

 - Mino, sinceramente não sei se já podemos criar um jornal diário – respondeu 

Alzugaray. - Não faço idéia de qual seja o custo de produção. Entendo de revistas, mas não 

de jornais. 

 - Não muda tanta coisa, não. Vou falar com o Salem e ele fará o cálculo com você. 

Ele entende disso. 

 - Tudo bem, vamos tentar. Diga para ele falar comigo que acertaremos tudo. Mas, 

quando você pretende lançar esse jornal? Aliás, ele já tem um nome? 

 - A República. Quero lançá-lo até o meio do ano, em junho ou julho. 

 - Gostei do nome. Acho que dará certo. 

 - Pode ter certeza disso. 

 A confiança de Mino e a adesão de Alzugaray aumentaram ainda mais quando 

Armando Salem, que já cuidava do departamento comercial da IstoÉ, se reuniu com os 

dois. O encontro na sala de Mino na IstoÉ começou com a avaliação de Alzugaray sobre o 

investimento: 

 - Nós podemos começar o jornal com uma tiragem pequena, uns 20 mil exemplares 

por dia. Se conseguirmos duas páginas de publicidade por dia, mais classificados e 

vendagem em banca, manteremos o República no azul. Com o tempo, vamos aumentar a 

tiragem e o tamanho dele. Contrataremos vários jornalistas, fotógrafos e outros 

profissionais para cobrirmos todas as áreas. 

 Mino e Salem concordaram. Contudo, Alzugaray fez uma ressalva: 

 - Acho que é possível fazer o jornal. Mas e a equipe? E a estrutura? Aqui nesta casa 

não cabe nada além da IstoÉ. 

 Salem interrompeu: 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

20 

 - Nós teremos de alocar a IstoÉ e o jornal em apenas um espaço que seja perto da 

gráfica na qual iremos imprimir o jornal. 

 Coçando a cabeça, Domingo perguntou: 

 - E quem irá imprimir esse jornal? A gráfica da Três não tem condições. 

 Sem pestanejar, Mino fez um aparte otimista: 

 - Tenho certeza de que iremos imprimir em uma boa gráfica. A proposta do jornal 

é ótima e teremos dinheiro suficiente para uma impressão de primeira qualidade. 

 - Então está certo – rendeu-se Alzugaray. – A bola está com vocês. 

 Definitivamente convencido, o dono da Editora Três e de metade da Encontro 

Editorial encarava o República como mais um investimento. Já Mino e Salem estavam 

entusiasmados. Assim como outros que trabalhavam na IstoÉ. Ao saber da anuência de 

Alzugaray, o editor de Cultura da revista, Nirlando Beirão, passou a fazer parte de um 

grupo que concentrava os mais otimistas. 

 Mino convocou a redação e anunciou, em maio de 1979, que alguns jornalistas 

seriam convidados a trabalhar no jornal. Aos poucos, a equipe foi sendo formada. Fariam 

parte do Conselho de Direção o editorialista Tão Gomes Pinto, o diretor de arte Hélio de 

Almeida, o diretor comercial Armando Salem e o jurista Raymundo Faoro, que foi 

nomeado diretor-presidente do República. Eles já formavam a alta cúpula na IstoÉ.  

Nirlando Beirão foi escalado para editar Cultura no jornal. O seu lugar na revista 

seria ocupado por Wagner Carelli. Clóvis Rossi e Raul Bastos, que trabalharam juntos no 

Estadão durante oito anos e foram para a IstoÉ no início de 1979, também se dedicariam 

integralmente ao JR.  

O editor de fotografia, Hélio Campos Mello, foi chamado por Mino Carta. Ele 

aceitou prontamente, mas teria que se dividir entre a revista e o jornal. Teria como parceiro 

João Bittar. Eles se alternariam entre os dois veículos. A equipe inicial do JR formada pelos 

dois tinha quatro fotógrafos da agência Angular: Luz Bittar (irmão de João), Ricardo 

Giraldez, Wagner Avancini e Solano José. O planejamento também previa que freelancers 

seriam contratados e fotos de outras agências seriam utilizadas. 

Para editar Política, foi escolhido José Carlos Bardawil, o repórter preferido de 

Mino desde os tempos de Veja. O chefe da sucursal de Brasília da IstoÉ, André Gustavo 

Stumpf, trabalharia para a revista e para o República. E, na editoria de Economia, Aloysio 

Biondi estaria à frente no jornal. 

Alguns lugares permaneceram vagos. Mino preferiu contratar novos profissionais. 

Os que foram cogitados de início estavam empregados. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

21 

Porém, um dia eles pararam de trabalhar. 

 

 

  

A onda grevista que vinha desde 1978, deflagrada na região do ABC Paulista (que 

engloba as cidades de Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul) pelos 

metalúrgicos das indústrias automobilísticas, crescia cada vez mais. Líderes como Luiz 

Inácio da Silva, o Lula, apareciam em reportagens de capa de veículos considerados 

“alternativos” em relação à grande imprensa. IstoÉ ganhou muito de seu prestígio ao 

privilegiar (e apoiar) essas paralisações. O movimento dos trabalhadores se articulava, mas 

enfrentava uma duríssima repressão. As greves foram proibidas após o Ato Institucional 

Nº 5, decretado em 1968. Desde então, todos os protestos foram rechaçados 

impiedosamente. Bombas de gás lacrimogêneo, tiros, prisões e mortes eram corriqueiros. 

Apesar desses obstáculos, o ímpeto de várias categorias profissionais não diminuiu. De 

professores a faxineiros, todos faziam greve. 

 Em 1979, a maioria dos jornalistas de São Paulo, extenuados com o ritmo intenso 

de trabalho e insatisfeitos com as baixas remunerações (em média de 10 a 12 mil cruzeiros) 

resolveram paralisar as suas atividades. Duas assembléias foram organizadas no mês de 

maio. A primeira ocorreu no dia 17, na Igreja da Consolação, com presença de 1.500 

profissionais. A proposta de greve elaborada pelo Sindicato dos Jornalistas do Estado de 

São Paulo (SJPSP) foi aprovada, mas não atingiu o quórum qualificado de dois terços dos 

votantes, conforme deliberação do Comando Geral de Mobilização. A segunda assembléia, 

realizada cinco dias depois no Teatro da Universidade Católica (TUCA), da Pontifícia 

Universidade Católica (PUC), reuniu 1.692 jornalistas. A proposta final foi aprovada por 

90% dos presentes. 

 Os discursos, inflamados por ideais da luta socialista envolvendo o proletariado (os 

trabalhadores) e os donos dos meios de produção (os patrões), ecoaram em todas as 

redações. Na madrugada do dia 23 de maio, às 3h45, a Rádio Capital anunciou o início da 

greve geral: 

 - Anunciamos que os jornalistas da Rádio Capital estão entrando em greve, assim 

como os profissionais de outras emissoras e de outras empresas jornalísticas. 

 Minutos depois, a Rádio Globo emitiu um comunicado semelhante. 

 A redação de IstoÉ aguardava com ansiedade o anúncio oficial. Moacir Japiassu, 

comunista histórico que não achava uma boa idéia fazer a greve, resolveu aderir por 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

22 

respeito aos companheiros, mesmo que a revista não parasse. Ainda na noite do dia 22, 

enquanto a assembléia no TUCA acontecia, Mino reuniu a equipe e disse: 

 - Vamos aguardar a decisão. Se a greve for decretada, aderimos e pronto. 

 Foi o que aconteceu. A redação inteira parou. 

 As reivindicações eram duas: 25% de aumento salarial e imunidade para os 

representantes sindicais nas redações. No entanto, os sindicatos patronais (de jornais e 

revistas, rádio e televisão) não modificaram a proposta que apresentaram ainda em abril, 

que previa 16% de antecipação, a ser descontada na data base da categoria, em dezembro 

daquele ano. 

 O endurecimento do patronato causou um impasse. Os jornalistas, divididos entre 

um grupo de radicais e outro de moderados, representantes do Partido Comunista 

Brasileiro (PCB), o “Partidão”, não se entendiam. Os radicais, também chamados de 

“piqueteiros” por fazerem barreiras humanas (ou “piquetes”) na frente das redações da 

Folha e do Estadão, queriam paralisar os veículos. Já os outros queriam negociar diretamente 

com os patrões. Tentando mediar as duas facções, estava o Conselho Consultivo dos 

Representantes de Redação (CCRR), órgão responsável pela negociação das reivindicações. 

O presidente do CCRR era Perseu Abramo e o vice, Augusto Nunes. 

 Para piorar a situação, os sindicatos dos gráficos e o que reunia os outros 

profissionais que trabalhavam em veículos jornalísticos não aderiram ao movimento. Dessa 

forma, os jornais, as revistas, as emissoras de televisão e de rádio não pararam. Mesmo 

entre os jornalistas, haviam aqueles que não aderiram. Os “fura-greve”, como ficaram 

conhecidos, entravam às escondidas pelos fundos das redações em automóveis das 

empresas. 

 Cláudio Abramo (Folha de S.Paulo), Mino Carta (IstoÉ), Milton Coelho da Graça 

(Editora Abril) e Roberto Muller (Gazeta Mercantil) tentaram fazer uma mediação entre o 

SJPSP e os sindicatos patronais. Elaboraram uma proposta e a entregaram ao presidente do 

sindicato dos jornalistas, David de Moraes. Ela consistia em três princípios: estabilidade 

dos grevistas por um período de 90 dias, o pagamento dos dias parados e a discussão, em 

um prazo de 90 dias, da imunidade dos representantes de redações. Quanto à proposta 

salarial, o índice era menor do que o pedido pelo sindicato. David de Moraes rejeitou a 

proposta. 

 O impasse chegou ao Tribunal Regional do Trabalho. No dia 28 de maio, a greve 

foi julgada como “ilegal” por unanimidade. O resultado foi o golpe final em um 

movimento que jamais surtiu o efeito pretendido: os jornais, revistas e demais veículos 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

23 

jornalísticos não paralisaram suas atividades por completo. Como a greve não era nacional, 

empresas de outros estados ajudaram as paulistas a trabalhar. A ironia ficou por conta do 

noticiário da greve. Manchetes como “Os jornalistas continuam em greve” eram comuns. 

Cerca de 20% da categoria, do lado dos patrões, conseguiu derrotar um movimento que 

reuniu 80% dos profissionais. Com a decisão judicial, os donos de jornais, revistas, rádios e 

emissoras de televisão, de forma conjunta, demitiram mais de 300 jornalistas. Outros foram 

mantidos, mas em condições inferiores às que possuíam antes da greve. O movimento 

fracassara por completo. Começou na quarta-feira, 23 de maio. Terminou exatamente uma 

semana depois, no dia 30. 

 Todos sentiram o golpe. Os demitidos ficaram sem rumo, pois a lista dos grevistas 

circulou entre os patrões para que eles não fossem contratados. Contudo, alguns deles, 

além de outros que tiveram seus empregos mantidos, teriam a oportunidade de responder 

àqueles que os derrotaram. 

 

 

  

- Marcos, aqui é Raul Bastos. Estou ligando para saber se você quer entrar em um 

novo projeto do Mino Carta. É um jornal diário que se chamará A República. 

 - Mas é claro, Raul. Seria ótimo trabalhar com o Mino. Quando vai começar? 

 - Então, acho que será no mês que vem. Posso contar com você? 

 - Com certeza. Estou nessa. Depois da greve, vai ser ótimo trabalhar em um lugar 

novo. Não dava mais no Estadão. Fui mandado embora. 

 - É verdade, a greve deu com os burros n’água. Mas a vida segue em frente. 

 Conversas como a que ocorreu entre Raul Bastos e Marcos Fonseca se tornaram 

freqüentes entre os meses de junho e julho de 1979. Por telefone ou pessoalmente, 

jornalistas eram chamados para trabalhar em A República, “o jornal do Mino Carta”. 

Cláudio Abramo foi um dos que acreditaram no projeto. No início de 1979, saíra de IstoÉ 

para voltar à Folha de S.Paulo. Mas o projeto de Mino lhe atraiu e, logo depois da greve dos 

jornalistas, se demitiu do jornal de Octávio Frias de Oliveira. Naquele momento, estava 

fazendo parte do Conselho Editorial. Em A República, também teria uma cadeira na alta 

cúpula, no ali denominado Conselho de Direção. Escreveria editoriais alternando-se com 

Raymundo Faoro e Mino Carta, exatamente como este havia planejado dois anos antes. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

24 

 Mino era tão respeitado no meio jornalístico que ninguém questionou a chance de 

sucesso do jornal. Como Quatro Rodas, Jornal da Tarde, Veja e IstoÉ, o A República seria uma 

“revolução”. Marcaria época como o jornal da abertura política. 

 Foi com esse clima que as reuniões plenárias começaram a ser realizadas na redação 

de IstoÉ. Reunidos em torno das mesas, os jornalistas expunham suas idéias. As discussões 

se estenderam além do previsto. O jornal não conseguiu ser implantado em julho, como foi 

planejado inicialmente. O lançamento foi adiado para o mês de agosto. 

 Enquanto isso, a imprensa queria saber: como seria esse novo jornal? A resposta foi 

dada por Mino Carta em entrevistas como a concedida para a Gazeta Mercantil, publicada na 

edição do dia 25 de julho de 1979. A matéria, intitulada “A fórmula de IstoÉ, num jornal 

diário”, se encerra com uma resposta para duas perguntas da repórter Claudia de Souza: 

 - Tudo isso é viável? Há algum fator decisivo que caracterize o projeto? 

 Mino sequer piscou: 

 - O meu talento. 

 

 

  

O mineiro Humberto Werneck trabalhava como editor-assistente em Veja quando a 

greve dos jornalistas eclodiu. Ele aderiu ao movimento e, como tantos outros, frustrou-se 

com o fracasso. Não foi demitido, mas não ficou à vontade. Viu muitos colegas serem 

mandados embora. 

No dia 6 de junho, Roberto Pompeu de Toledo, editor de Internacional da revista, 

foi conversar com Werneck. Alto, carregando um semblante de seriedade, Pompeu exibia 

sinais de calvície, mas mantinha o cabelo grisalho comprido. Werneck, magro, de cabelos 

negros e encaracolados, bigode e óculos redondos, encarou o colega de redação com 

surpresa quando ele lhe revelou a novidade: 

- Não sou mais o editor de Internacional. O Guzzo vai colocar a Dorrit no meu 

lugar. Quero te convidar para a nova editoria que irei comandar. Vai se chamar “Idéias”. 

A idéia foi de José Roberto Guzzo, o diretor de redação. Atendendo a uma 

exigência de Dorrit Harazim, que saíra de Veja e fora para o Jornal do Brasil em meados da 

década de 1970 junto com o marido, Elio Gaspari, Guzzo a colocou como editora de 

Internacional. Para não correr o risco de perder Roberto Pompeu de Toledo, criou uma 

nova editoria, a de “Idéias”. Um novo espaço foi construído na redação e acomodou, além 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

25 

de Pompeu, Humberto Werneck, Tales Alvarenga e Ricardo Setti. Um time admirável, mas 

que ficou encostado. A editoria era inexpressiva em termos de espaço na revista. 

 Pompeu ficou insatisfeito, ao contrário dos outros, que inicialmente apreciaram a 

nova empreitada. Pouco tempo depois, Pompeu aceitou prontamente o convite feito por 

Mino Carta para ser o editor de Mundo de A República. Foi autorizado a chamar quem 

quisesse para trabalhar na editoria. No dia 25 de julho, mais uma vez se dirigiu ao colega 

com um convite: 

 - Werneck, tenho uma ótima para você. Fui chamado para fazer parte do novo 

jornal que o Mino Carta e o pessoal da IstoÉ estão montando. Recebi carta branca para 

chamar quem quiser. Você vem comigo e iremos trabalhar na editoria de Mundo. Vai ser 

algo no estilo do Le Monde e do La Repubblica. 

 - Muito bom Roberto. Parece ser interessante. Quando começa esse jornal? 

 - Acho que daqui a um mês. Mas vamos sair daqui já. Não agüento mais. Os 

salários são iguais aos daqui e lá iremos produzir muito mais. Isso aqui não tem futuro. 

 - Então vamos sair. 

 Dias depois, Pompeu e Werneck se juntaram ao grupo de Mino Carta. A primeira 

reunião plenária a juntar todos aqueles que iriam trabalhar no jornal ocorreu no dia 7 de 

agosto. Sentado na cabeceira da grande mesa que ficava no centro da redação de IstoÉ, 

Mino contemplou os presentes e, sentindo-se o capitão de um navio, perguntou com 

sotaque italiano: 

 - Bom, como vai se chamar o nosso jornal? 

 Ninguém se atreveu a responder. Até porque o termo “nosso” era uma tentativa de 

estimular a participação dos colegas de trabalho. A República já existia. Não seria uma cópia 

do La Repubblica, mas tentaria se aproximar de um modelo consagrado na Europa, pelo 

qual o veículo assume uma posição socialista democrática e combativa em seus editoriais. 

Predominaria uma postura cética diante da realidade, mas otimista na ação. Mino fez 

questão de manter uma linha editorial próxima dos ensinamentos do cientista político 

italiano Antonio Gramsci, pelo qual sempre nutriu uma admiração. Além desse aspecto, o 

jornal procuraria ir além do factual no noticiário, selecionando os acontecimentos mais 

relevantes para a sociedade. Seria um “jornal de jornalistas”, no qual todos tinham o poder 

sobre as matérias que escreviam, da pauta ao texto final. 

Além do La Repubblica, outros jornais como o francês Liberátion e o inglês The 

Independent seguiam a mesma linha. Nas reuniões, Mino e os demais discutiram as linhas 

gerais do diário guiados pela intenção de fazer algo inovador para os padrões brasileiros.  



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

26 

A ênfase na política, apesar de já começar pelo nome do jornal, não poderia 

encobrir as outras editorias. Em Economia, a maior preocupação de Aloysio Biondi seria 

traduzir o “economês” para a população de leigos, que compunham a maioria. Além disso, 

a crítica à condução da política econômica seria constante, já que o Brasil vivia a triste 

realidade da inflação galopante. 

As editorias de Cultura e Esporte foram unidas e ficaram sob o comando de 

Nirlando Beirão. Como precisava de um subeditor, chamou Humberto Werneck, que 

aceitou o convite (até então, iria acompanhar Roberto Pompeu em Mundo). O tom a ser 

utilizado naquele que seria o segundo caderno do jornal era de uma intensa picardia, ou 

seja, um tom irônico e, às vezes, sarcástico, presente na maior parte do conteúdo do JR. 

Para reforçar a equipe, além das crônicas de Telmo Martino, que faziam sucesso no Jornal 

da Tarde e passariam para o República, foram escolhidos Wagner Carelli (que se dividiria 

entre o jornal e a revista), Osmar Freitas Júnior e Carmen Cagno (Cultura), Tonico Duarte 

(Esporte) e Dina Amêndola (na seção Boavida, uma agenda cultural). 

Sem Humberto Werneck, Roberto Pompeu de Toledo ficou com Paulo Sotero 

como subeditor de Mundo. Em Política, José Carlos Bardawil nomeou Luís Gonzales 

como subeditor. A editoria ainda contaria com André Gustavo Stumpf, Armando 

Rollemberg (na sucursal de Brasília) e Carlos Alberto Sardenberg (em São Paulo). 

O República não seria diferente de outros jornais se tivesse apenas essas editorias. 

Por isso, criou-se um espaço inexistente nos diários tradicionais: a seção Trabalhadores, 

que teria uma ou duas páginas dedicadas ao sindicalismo e seria uma tribuna permanente 

para as reivindicações dos expoentes do movimento, como Lula. A inovadora seção era 

apenas uma em meio às outras que compunham a maior de todas as editorias: Geral. 

Chefiada por Clóvis Rossi, ela englobou as editorias São Paulo, Brasil e Polícia, além de 

Trabalhadores. 

A equipe estava definida. Faltavam apenas a nova sede e a gráfica que iria imprimir 

o jornal. O lançamento ficou marcado para o dia 22 de agosto, uma quarta-feira. 

Por maior que fosse a vontade de cumprir o planejamento, tudo começou a se 

precipitar. A começar pela gráfica. Mino Carta e Armando Salem não conseguiram se 

acertar com o Diário Popular, de Armando Ferrentini. Alegando falta de capacidade para 

imprimir outro jornal, Ferrentini desagradou a Carta e Salem: 

- Ele tem medo da concorrência. – pensou Carta. 

A confiança dos jornalistas não se abalou. Bateram na porta da Folha de S.Paulo. 

Inicialmente, foram bem recebidos. A idéia de imprimir um novo jornal não encontrou 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

27 

obstáculos. Faltavam poucos dias para o lançamento do Jornal da República. Mino Carta e 

Armando Salem já se preparavam para mudar a redação da IstoÉ e do jornal para perto da 

região da Alameda Barão de Limeira. Entretanto, o inesperado aconteceu: a Folha não 

imprimiria o JR. A razão dada pelos responsáveis pela gráfica era a de que, após uma 

reavaliação das operações, foi constatada a impossibilidade de imprimir mais um jornal, 

além da falta de capacidade para distribuí-lo em outras praças, como no interior de São 

Paulo. Os jornais do grupo Folha (como a Folha de S.Paulo e o Notícias Populares) teriam 

tiragem e distribuição aumentadas, o que tiraria o espaço do Jornal da República. 

Sobraram as lamentações pela perda da possibilidade de uma competente impressão 

off-set e também a última opção: a decadente gráfica dos Diários Associados, na Rua 7 de 

Abril, no centro de São Paulo. O acerto foi feito rapidamente. Porém, distante daquilo que 

Mino Carta planejava: 

- Nós não trabalhamos aos sábados. E vocês terão de entregar o material pronto às 

20h30. Aqui, o fechamento é realizado neste horário para que possamos dar conta de 

imprimir o República e o Diário da Noite. 

Com um horário de fechamento tão apertado, o tempo para a elaboração de uma 

edição inteira seria drasticamente reduzido. Naquela época, normalmente os jornais 

fechavam à meia-noite. Atualmente, o horário fica em torno das 22 horas. E a qualidade da 

impressão seria similar a do Diário da Noite: no tamanho standard (24cm x 21cm), sem 

colorido nas fotos e em um papel-jornal de qualidade inferior ao utilizado na Folha, no 

Estadão e em outros jornais. 

- Com o tempo iremos melhorar. – acreditou Mino. 

Faltava apenas um novo endereço. A IstoÉ e o Jornal da República encontraram 

abrigo na Rua da Consolação, número 293. O prédio de doze andares, que abrigava a sede 

do Touring Club, seria ocupado do 8º ao 12º piso por jornalistas, fotógrafos, 

diagramadores e uma imensa vontade de fazer sucesso no mercado editorial. A revista ficou 

no 10º andar, enquanto o jornal foi instalado no 11º. No dia 17 de agosto, todos foram 

conhecer o novo local de trabalho. 

O casarão da Rua Padre João Manoel deixou saudades. O conforto foi trocado por 

um andar que se resumia a um corredor comprido. Havia apenas um grande ar-

condicionado central, que não ventilava, só tornava o ar mais frio. Para completar, os 

móveis eram provenientes de uma permuta feita com a Securite. Em troca de anúncios no 

jornal, a empresa cedeu a mobília. As máquinas de escrever seriam as de IstoÉ mais outras 

compradas por Alzugaray pouco tempo antes. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

28 

Mas isto não foi nada comparado ao barulho e à poeira levantada pelos pedreiros, 

que ainda tentavam ajeitar o espaço. O jornal iniciava a sua existência de forma 

mambembe. Paredes eram levantadas ao mesmo tempo em que reuniões ocorriam sob uma 

iluminação improvisada. 

Os primeiros cinco dias de atividades só mostraram o quanto se estava distante do 

padrão que muitos daqueles jornalistas estavam acostumados. Um alento foi o trabalho 

realizado pelo diretor de arte, Hélio de Almeida: a concepção do logotipo e do desenho 

gráfico das páginas, que seriam divididas em cinco colunas, podendo ser modificadas 

conforme a necessidade. Inicialmente, havia uma dúvida entre uma marca no formato 

tradicional e reto. No entanto, preferiu-se o curvo, mais vanguardista, “para sinalizar novos 

tempos no jornalismo e na sociedade brasileira”, na análise do próprio Almeida. 

Mino Carta e Armando Salem tentavam injetar otimismo na redação. O lançamento 

foi adiado para a segunda-feira seguinte, dia 27. Por conta da imposição da gráfica de não 

trabalhar aos sábados, o jornal não circularia aos domingos. Internamente, acreditava-se 

que seria até melhor não competir no dia mais disputado pelos diários, já que Estadão e 

Folha imprimiam verdadeiros calhamaços de dezenas de páginas. O humilde República ficaria 

apenas com 16. 

Exceto na primeira edição. 

 

 

 

 Os jornalistas do República iniciaram a concepção do número zero, que já seria o 

número um. Não havia tempo nem estrutura para experimentações como aconteceu na 

preparação do Jornal da Tarde. Ao mesmo tempo, foi planejada uma festa para o 

lançamento. 

 Era necessária uma reportagem de impacto para marcar a primeira edição. Mino 

pensou em uma pauta que havia passado a Ricardo Kotscho dias antes. A matéria de capa 

seria “A vida torta de Mané Garrincha”, um furo na concorrência já que o ex-jogador 

estava desaparecido. 

 - Temos um desafio: o Kotscho vai atrás do Garrincha. – disse Mino na ocasião. 

 Ricardinho, como era conhecido entre alguns dos colegas mais velhos, se espantou. 

E nem esboçou reação. Ao olhar para Mino, este apenas lhe disse: 

 - Se vira.  



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

29 

Kotscho procurou o bicampeão mundial de futebol nas Copas de 1958 e 1962, 

Manuel Francisco dos Santos, o “Anjo de pernas tortas”. Mas encontrou-o aos 46 anos 

com um corpo visivelmente acima do peso e afetado pelo vício em bebidas alcoólicas, 

internado em uma clínica de recuperação no interior do Rio de Janeiro. Kotscho conseguiu 

entrevistá-lo e ele garantiu: 

- Vou jogar domingo. 

O repórter não compreendia como alguém poderia pensar em jogar futebol estando 

naquelas condições. 

Mas ele era Garrincha. Para levantar algum dinheiro, aceitou o convite de um time 

de veteranos chamado Milionários. Kotscho e o fotógrafo Solano José viajaram de ônibus 

com a delegação da equipe para a pequena cidade de Pirapozinho, na região de Presidente 

Prudente, interior paulista. No caminho, os jogadores foram bebendo e contando piadas. 

Kotscho observava incrédulo e perguntou ao colega: 

- Como é que esses caras vão jogar? 

O Milionários, que tinha riqueza apenas no nome, entrou em campo. Com 

Garrincha bêbado. Alguns até duvidaram que fosse ele. No entanto, nenhum sósia seria 

capaz de entortar um adversário estando embriagado. Aplaudido, Garrincha caiu após vinte 

minutos de jogo. Desmaiou de cansaço. 

A foto que sairia na primeira página da história do Jornal da República foi tirada na 

beira do campo de Pirapozinho, onde Garrincha estava sendo ovacionado por uma platéia 

formada por homens, mulheres e crianças. Após a partida, a imagem foi enviada para São 

Paulo da casa do prefeito via telefoto. 

Além de 16 páginas de conteúdo, foi obtido para a primeira edição o equivalente a 

12 páginas de anúncios. A equipe de publicidade, formada por cinco profissionais e 

comandada por Armando Salem e Márcio de Oliveira (ex-diretor da área na Editora Abril) 

conseguiu garantir o apoio de empresas como o Banco Itaú, o Pão de Açúcar, a 

Volkswagen e a fábrica de cobertores Parahyba. Um espantoso início que traria alívio e 

euforia aos jornalistas. Na noite de 27 de agosto, após um dia inteiro de trabalho, o jornal 

foi fechado às 20h30. Naquela noite, para fins de comemoração, empresários e jornalistas 

foram convidados para um coquetel no 12º andar do prédio que abrigava o jornal. 

 Alguns dos jornalistas do JR já estavam lá, pois trabalhavam na edição que sairia no 

dia seguinte. A pausa que ocorreu após as 20h30, horário do primeiro fechamento, serviria 

também para aguardar a chegada do número um impresso. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

30 

 Laerte Setúbal, dono do Banco Itaú, e Severo Gomes, proprietário da fábrica de 

cobertores Parahyba, foram recepcionados por um eufórico Tonico Duarte, em pé sobre 

uma das mesas: 

 - O senhor é o meu pastor. Temos banco e cobertor! 

 Todos caíram na gargalhada. A veia humorística de Duarte já era conhecida. 

Por volta da meia-noite, Nirlando Beirão chegou com alguns exemplares da primeira edição 

do Jornal da República. Alguns não esconderam a decepção. A foto de Solano José não era 

facilmente visualizada. Garrincha era identificável apenas pelas suas inconfundíveis pernas 

arqueadas, e não pela qualidade da imagem. O papel, ligeiramente amarelado, não deixou 

dúvidas de que faltava dinheiro tanto ao jornal quanto à gráfica que o imprimiu. A 

fotocomposição foi feita apressadamente na IstoÉ e também nos Diários. Em destaque, a 

manchete “Camisa-de-força no salário”, título de uma matéria escrita por Aloysio Biondi. À 

esquerda, o primeiro “Artigo de Fundo”, editorial de primeira página escrito por Mino 

Carta, reproduzido a seguir: 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

31 

ARTIGO DE FUNDO 
 
Céticos, mas otimistas na ação 
 
MINO CARTA 
 
 A República é a melhor maneira de ser de governos democráticos. República 

também se chama a pensão dos estudantes, boa maneira de abrigar debaixo do mesmo teto 

ideais e paixões diferentes, mas igualmente inflamadas e sobretudo honestas. Este jornal, 

originário de antiga paixão que não esmoreceu com o tempo, alimentada por alguns entre 

nós mais entrados em anos, seguindo cada um caminhos próprios que agora nele se 

encontram pretende ser república dentro da República. E eu espero que o nome, JORNAL 

DA REPÚBLICA, tenha aos ouvidos dos leitores o mesmo som que ganha para nós, 

jovens e nem tanto, que o fazemos, som combativo sem luxo de retórica, como convém ao 

jornal de quem é cético na inteligência e irremediavelmente otimista na ação. 

 Não há, em todo caso, no rol dos nossos propósitos, aquele de oferecer proteção, 

garantia, tutela, a quem quer que seja ou a qualquer porção de possíveis leitores. Não 

estamos, hoje, fundando um partido político ou organizando uma operação assistencial. 

Jornal, como nós o entendemos, é outra coisa. Equilibrados entre formas radicais de ver o 

mundo, procuraremos neste Brasil capaz ainda de viver ao mesmo tempo épocas 

diferentes, a Idade Média, a véspera da Revolução Francesa, os momentos atônitos das 

personagens dos romances russos do século passado – procuraremos cultivar uma visão 

contemporânea do mundo. Por isso o JORNAL DA REPÚBLICA se reserva o direito e o 

dever de lutar, de uma posição crítica da sociedade e fiscalizadora do poder, contra as 

injustiças que assolam o nosso País; contra a prepotência de poucos imposta à maioria 

desvalida; contra a marginalização dos trabalhadores, ainda e sempre vitimados pela CLT 

fascista, constituição própria distinta da Constituição; contra a ignorância de quem, ao 

tentar preservar o passado, empurra a todos contra o risco do desenlace violento; contra o 

revanchismo eventual de quem nos anos recentes enxovalhou a dignidade do Brasil e 

contra toda investida dos fanáticos do Apocalipse. 

 A partir de hoje o JORNAL DA REPÚBLICA está presente, como uma das vozes 

da Sociedade Civil, manifestando os seus ideais e a sua paixão, no empenho de que a 

República venha a ser a democracia dos nossos sonhos. 

 

 

 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

32 

Durante a festa, ninguém se abalou diante das dificuldades. Acreditavam que era 

uma situação temporária. Com as mãos um pouco borradas de tinta preta, bebiam e 

comemoravam. Exceto um argentino. 

 

 

 

Ao abrir o jornal na página dois, Domingo Alzugaray não encontrou motivos para 

sorrir. O seu nome não constava no expediente e muito menos no Conselho de Direção. A 

reação foi imediata: 

- O meu nome não está aqui. Isso é um absurdo. Eu pago as contas. O mínimo que 

espero é ser lembrado no expediente. 

Alguns interlocutores atentos comunicaram a insatisfação de Alzugaray a Mino 

pouco depois. A reação foi de espanto, já que ninguém havia atentado ao fato de que o 

nome de um dos donos da Encontro Editorial não estava no expediente. E Mino ouviria 

do próprio Alzugaray, no dia 28, uma séria ameaça: 

- Se o meu nome não aparecer na próxima edição, eu saio do jornal. 

Mino pediu desculpas e o erro foi reparado. Mas somente na terceira edição, em 29 

de agosto. A do dia 28 já estava sendo feita a toque de caixa. O expediente seria o mesmo 

do dia anterior.  

Em meio à pressa, surgiu no período da tarde um Armando Salem sorridente. A 

fala do diretor comercial foi tranqüilizadora: 

- Pessoal, vocês já podem fazer prestação. Vendemos 70 mil exemplares. A tiragem 

esgotou em poucas horas. Um sucesso! 

A vibração foi intensa. Um sentimento de alívio e otimismo tomou conta da 

redação. A expressiva vendagem em banca foi impulsionada pelos leitores de IstoÉ e 

também pela expectativa em torno da nova publicação de Mino Carta. A tiragem de 72.890 

exemplares, muito acima do que foi projetado inicialmente, jamais se repetiu. Motivos para 

isso não faltariam. 

 

 

 

 Mesmo com os nomes de Domingo e Cátia Alzugaray sendo colocados no 

expediente a partir do número três, o empresário permanecia irrequieto. Verificou que os 

anúncios sumiram a partir da segunda edição. Uns poucos permaneceram. O jornal 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

33 

começou a sair com apenas 16 páginas, divididas entre dois cadernos. No primeiro, os 

editoriais e as reportagens de Política, Economia e Geral se dividiam. Já no segundo, 

Cultura e Esporte tentavam atrair os leitores não-adeptos das hard news (notícias mais 

sérias). 

 - Mino, estamos indo para o buraco. Errei nas contas, não dá. – repetia diariamente 

um desanimado Alzugaray. 

 - Calma Domingo. Você está sendo precipitado. Já estamos correndo atrás de mais 

anunciantes. 

 - Eu vou sair. Não quero mais ficar nessa barca furada. 

 A aceleração do processo de separação deixava Mino preocupado. Se Alzugaray 

saísse, seria um desastre. Quinze dias após o lançamento, Domingo fez uma ameaça acima 

do tom empregado nos dias anteriores. A sala de Mino se transformou em um campo de 

batalha verbal: 

 - Acho que vocês piraram de vez. Isso é ridículo. A tiragem e as vendas não param 

de cair. Como vocês querem sobreviver? O jornal está comendo o lucro da IstoÉ. Até a 

revista está sendo afetada. 

 - Não vou abandonar o projeto. Tem muita gente interessada em fazer o jornal 

vingar. Não posso dizer para eles simplesmente que iremos fechar. Vamos tentar até 

completarmos três meses. Se até novembro o República não ficar no azul, aí fechamos e não 

teremos que pagar encargos trabalhistas. – retrucou Mino, convicto. – Não desista tão 

facilmente. Sofremos três anos com a IstoÉ, podemos suportar isso. 

 Alzugaray foi convencido, depois de um árduo esforço dos componentes do 

Conselho de Direção, a dar mais um voto de confiança para o jornal. O mês de setembro 

fechou com um prejuízo de três milhões de cruzeiros. O jornal gerou com a venda de 

exemplares e vinte páginas de publicidade (o ideal teriam sido 55), oito milhões. As 

despesas somaram onze milhões. Uma parte do prejuízo foi coberta com os dois milhões 

de lucro obtidos pela IstoÉ. A outra foi bancada por Domingo Alzugaray. 

No início de outubro, pouco mais de um mês depois do lançamento do jornal, 

Domingo Alzugaray sentenciou: 

 - Continuamos no prejuízo: 40 milhões! Chega! Acabou, Mino. Não quero ir à 

falência. 

 - Então você sai. Do jornal e da IstoÉ. Sai da Encontro. 

 - Então eu saio das duas. No prejuízo, eu não fico. 



J O G O  D E  C A R T A  −  O S  B A S T I D O R E S  D O  J O R N A L  D A  R E P Ú B L I C A 

34 

 Na edição de 6 de outubro da Gazeta Mercantil, o mesmo jornal que, pouco mais de 

um mês antes, havia publicado uma entrevista na qual Mino garantiu que o talento dele 

sustentaria o Jornal da República, trazia outra matéria que tinha no título o resumo da nova 

situação: 

 “Carta fica sozinho no controle da Encontro Editorial”. 

 

_________________ 
FIM DA PARTE 1 


